9:00 - 18:00

Aberto de Seg. - Sex.

+55 11 3603.9498

Telefone

Facebook

Instagram

 

Como você cuida dos seus contratos?

Scapin Advocacia > Direito dos Contratos  > Como você cuida dos seus contratos?

Como você cuida dos seus contratos?

O que passa pela sua mente quando ouve a palavra contrato? Quantas vezes em transações do seu dia a dia, alguém te entregou um papel com diversas clausulas e disse “ É só colocar a data de hoje e assinar aqui”? Quantas vezes você nem se preocupou com o conteúdo que estava ali escrito e depois teve algum problema com o produto, serviço ou bem adquirido e se viu preso aquelas mesmas clausulas e que de alguma forma te levou a ter algum tipo de prejuízo?

Como advogada, afirmo que 80% dos problemas dos meus clientes, sejam eles pessoas físicas ou empresas, são contratuais. Para pessoas físicas, é muito comum que contratos como compra e venda de uma casa, de um carro, de serviços bancários ou financeiros, de planos de saúde, dentre muitos outros, sejam feitos sem nenhuma avaliação por um advogado, tendo como consequência problemas futuros, frutos da falta de questionamento de determinadas clausulas, custando muitas vezes 100 vezes mais, do que se tivesse consultado um advogado para a análise do contrato.

O mesmo ocorre para empresas, muitas vezes o documento enviado para formalizar aquela negociação que levou dias para ser finalizada, não retrata exatamente o que foi acordado pelas partes. Por isso, é essencial que esse documento seja revisado por um advogado que esteja por dentro de todos os aspectos comerciais que foram pactuados. Na verdade, o procedimento mais adequado é o advogado já participar da própria negociação, para entender qual é a real intenção das partes, podendo, assim, melhor definir o instrumento jurídico ideal para aquele negócio.

Uma boa gestão de contratos evita problemas futuros e, principalmente, o descumprimento dos contratos, que leva, muitas vezes, ao Judiciário. Então, se você ainda não dá a devida atenção aos contratos que fazem parte das suas conquistas pessoas e da sua empresa, está mais do que na hora de cuidar desse assunto!

Conte conosco para criar uma política de governança e gestão contratual.

Jessica Scapin

Nenhum Comentário

Deixe um comentário