9:00 - 18:00

Aberto de Seg. - Sex.

+55 11 3603.9498

Telefone

Facebook

Instagram

 

Divórcio Extrajudicial

Scapin Advocacia > Geral  > Divórcio Extrajudicial

Divórcio Extrajudicial

Um processo de divórcio não é fácil para ninguém, ainda mais quando ele demora meses para ser resolvido. Mas esse cenário mudou completamente depois da implementação de uma emenda constitucional em 2010, que definiu que nos casos de divórcio consensual o procedimento pode ser realizado no cartório de notas com o auxílio de um advogado.

Tal medida trouxe inúmeros benefícios, dentre eles: celeridade, acredito que esse seja o ponto mais positivo, o processo pelo cartório é muito mais rápido, prático e menos burocrático que no judicial; economia de tempo e comodidade, o processo no cartório deve levar em média 1 mês e pode ser assinado pelas partes no cartório ou em outro local; econômico, além da velha premissa de que tempo é dinheiro, os valores são tabelados pelos cartórios, não correndo o risco de nenhuma surpresa; e praticidade, o tabelião de notas atua de forma imparcial, assim como o advogado, mas a lei também exige a participação de um advogado.

Sobre as discussões sobre pensão alimentícia e partilha, futuramente iremos abordá-las em outro artigo de forma completa. Diante de todas essas questões, sendo inevitável o divórcio diante da impossibilidade de reconciliação do casal, o melhor é que seja esse divórcio de forma consensual e da maneira mais ágil possível, a fim de se evitar maiores transtornos.

 

Nenhum Comentário

Deixe um comentário